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Mercado rentável a ser explorado no país

- 16/02/2009

Cada vez mais a carne, o leite e os demais produtos que podem ser extraídos da criação de ovinos e caprinos estão sendo valorizados e apreciados nos mercados interno e externo.

Hoje, o Brasil tem um dos maiores rebanhos do mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são, aproximadamente, 26,5 milhões de cabeças. Apesar desse grande rebanho, o consumo das carnes é maior do que a produção alcançada pelo setor da atividade. Segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), as propriedades ficam de­vendo, anualmente, mais de 32 mil tone­ladas de carne ao mercado interno. Tal fa­to atesta o potencial que o mercado bra­sileiro possui. Há um grande campo para estender as ações internamente, apenas esperando pelo produto.

Para quem intensificar a própria produção, ou decidir investir na criação de ovinos e caprinos com qualidade e tec­nologia, o retorno será garantido, pois não faltarão compradores. Além de haver este déficit na produção, o hábito de consumir também é pouco explorado pelo marketing. No Brasil, o consumo anual do produto é de apenas 0,7 quilos por habitante, menos da metade na Argentina (1,5 kg/per capita) e 56 vezes menos que os neozelandeses, maiores consumidores do mundo (39,7 kg/per capita). Este dado, no entanto, apresenta boas perspectivas de mudanças.

 

 

 

O consumo de carne ovina e caprina só tende a crescer.

 

Há dez anos, o consumo anual da carne era de 200 g/per capita, 500 gramas a menos que hoje. Com a crescente demanda, alguns profissionais do setor já apontam para um futuro próximo cujo consumo individual poderá chegar a um quilo por ano. A falta de produtos não é uma questão apenas da produção de carne. A caprinocultura leiteira, por exemplo, carrega um déficit na ­produção de quatro mil toneladas por ano. Hoje, a produção é de 22 mil toneladas, ou seja, 15% da demanda interna de caprinos estão entregues nas mãos dos produtores de outros países. Não apenas a produção de carne e leite, mas a pele e a lã dos animais também têm grandes demandas.

Atualmente, são produzidas no Brasil 14 mil toneladas de lã e 7 mil toneladas de couro, que abastecem basicamente a indústria têxtil. Isto só comprova a versatilidade comercial que a ovino-caprinocultura detém e as possibilidades existentes para quem almeja investir na atividade.






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