Cada vez mais a carne, o leite e os demais produtos que podem ser extraídos da criação de ovinos e caprinos estão sendo valorizados e apreciados nos mercados interno e externo.
Hoje, o Brasil tem um dos maiores rebanhos do mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são, aproximadamente, 26,5 milhões de cabeças. Apesar desse grande rebanho, o consumo das carnes é maior do que a produção alcançada pelo setor da atividade. Segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), as propriedades ficam devendo, anualmente, mais de 32 mil toneladas de carne ao mercado interno. Tal fato atesta o potencial que o mercado brasileiro possui. Há um grande campo para estender as ações internamente, apenas esperando pelo produto.
Para quem intensificar a própria produção, ou decidir investir na criação de ovinos e caprinos com qualidade e tecnologia, o retorno será garantido, pois não faltarão compradores. Além de haver este déficit na produção, o hábito de consumir também é pouco explorado pelo marketing. No Brasil, o consumo anual do produto é de apenas 0,7 quilos por habitante, menos da metade na Argentina (1,5 kg/per capita) e 56 vezes menos que os neozelandeses, maiores consumidores do mundo (39,7 kg/per capita). Este dado, no entanto, apresenta boas perspectivas de mudanças.
O consumo de carne ovina e caprina só tende a crescer.
Há dez anos, o consumo anual da carne era de 200 g/per capita, 500 gramas a menos que hoje. Com a crescente demanda, alguns profissionais do setor já apontam para um futuro próximo cujo consumo individual poderá chegar a um quilo por ano. A falta de produtos não é uma questão apenas da produção de carne. A caprinocultura leiteira, por exemplo, carrega um déficit na produção de quatro mil toneladas por ano. Hoje, a produção é de 22 mil toneladas, ou seja, 15% da demanda interna de caprinos estão entregues nas mãos dos produtores de outros países. Não apenas a produção de carne e leite, mas a pele e a lã dos animais também têm grandes demandas.
Atualmente, são produzidas no Brasil 14 mil toneladas de lã e 7 mil toneladas de couro, que abastecem basicamente a indústria têxtil. Isto só comprova a versatilidade comercial que a ovino-caprinocultura detém e as possibilidades existentes para quem almeja investir na atividade.
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