Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Projeto Aprisco no Rio Grande do Norte

- 03/06/2009

O secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Francisco das Chagas Azevedo, informou que durante a realização da I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, encerrada dia 27 de março, em Salvador, Bahia, o Projeto Aprisco do Rio Grande do Norte, desenvolvido pela Sape em convênio com a SUDENE, foi apresentado como expe­riência exitosa na área de melhoramento genético da caprino-ovinocultura do Nordeste.

Em função disso, Francisco das Cha­gas, confirmou que a SUDENE já se manifestou favoravelmente à renovação do convênio para continuar atendendo aos criadores de ovinos e caprinos do Estado, uma vez que os dois convênios assinados anteriormente já estão vencidos.

Ao longo dos últimos dois anos quando o projeto se desenvolveu, foram investidos mais de um milhão e cem mil reais, na implantação de dois laboratórios, um fixo no Parque de Exposições Jo­sé Bezerra de Araújo, em Currais Novos e um outro móvel.

O projeto é composto por estes laboratórios que são utilizados no diagnóstico de parasitas, bactérias e vírus enquanto que o laboratório móvel, ­montado numa van denominada “Bode Móvel” tem como objetivo, além do diagnóstico parasitológico, realizar exames de ultrassonografia e andrologia e o trabalho de inseminação artificial (IA).

Segundo Francisco das Chagas, o de­senvolvimento do projeto pela Sape tem como meta aprimorar um modelo de organização e de gestão da caprino-ovinocultura do Estado para fortalecer a cadeia produtiva, esperando a ampliação dos negócios e oportunidade de empregos nos diversos elos da produção.

 

 

 

Na primeira fase do projeto, denominada de Aprisco Seridó-Cristalino e Central, integrou 33 municípios e atendeu 240 famílias selecionadas por técnicos da Emater, da Emparn e da Sape a partir do conhecimento de que são cria­dores de caprinos e ovinos nos municípios da área de atuação e que sejam re­ceptivos à introdução de novas tecnologias e interesse em participar do projeto.

Francisco das Chagas ressaltou que foram instaladas seis unidades demonstrativas e quatro projetos de pesquisa a cargo da Emparn e ainda a disponibilização da unidade móvel de sanidade e reprodução animal para realização de tes­te de progênies e IA com 700 doses de sêmen de animais puros.

Nessa primeira etapa, foram benefi­ciados criadores dos municípios de Bo­dó, Caicó, Acari, Carnaúba dos Dantas, Cer­ro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equa­dor, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, São João do Sabugi, São ­Fernando, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino e Timbaúba dos Batistas, no Seridó.

Na região central, os municípios be­neficiados são Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Pedra Preta, Jardim de Angicos, Angicos, Lajes, Fernando Pedrosa, Caiçara do Rio dos Ventos e Santana do Matos.

A segunda etapa do projeto foi expandi-lo para a região oeste, beneficiando mais 155 produtores rurais nos municípios de Alexandria, Antonio Martins, Francisco Dantas, Itaú, José da Penha, Marcelino Vieira, Olho d’Água dos Borges, Patu, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Severiano Melo, Tabuleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Mossoró e Apodi.






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1086


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!