Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Chips na Embrapa Meio-Norte

- 09/09/2009

A Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI), deu início ao processo de identi­ficação eletrônica de seus rebanhos de conservação de recursos genéticos. Foram implantados experimentalmente microchips eletrônicos em rebanhos de caprinos nativos em Cas­telo (PI) e nos ovinos Santa Inês de Campo ­Maior (PI).

O método tradicional, utilizado atualmente pela maioria dos produtores, é composto de brincos de plástico colocados na orelha ou colar. O problema é que o ani­­mal constantemente perde este mate­rial no cam­po. As tatuagens são uma opção para os animais registrados, mas como a maioria dos animais nativos possui pele escura, a visualização do número tatuado é muito difícil e passível de erro.

Os chips utilizados pe­la Embrapa Meio-Norte são pequenos, medindo 12x2 mm, conhecidos tecnicamente como trans­ponders implantáveis. Eles são aplicados por meio de uma espécie de se­ringa abaixo da pele dos animais (região subcutânea).

De acordo com a pesquisadora, o método é pouco agressivo e os animais reagiram muito bem à aplicação. Na aplicação, são necessários apenas cuidados básicos, como a desinfecção do material usado e limpeza do local de aplicação com álcool iodado.

Depois de inserido no animal, o microchip pode ser lido eletronicamente através de um equipamento móvel. Acionado o bastão de leitura, aparece no visor deste equipamento o número do animal. O processo é muito fácil e preciso. Não é necessária a contenção do animal para leitura.






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1164


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!