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Leite de cabra: parceria com banco de dados

- 04/11/2009

Nos próximos anos a caprinocultura leiteira po­de ganhar força. A projeção é da Embrapa Capri­nos e Ovinos, em Sobral, no Ceará, que, em parceria com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Caprileite), forma banco de dados para tornar a atividade mais profissional. Uma alternativa para o cres­cimento surgiu na Ex­pointer. A união do setor em todo o país, propondo o investimento em publicidade para divulgação, foi proposta em evento promovido pela Associação dos Caprinocultores do RS (Caprisul). Com plan­tel de 88.771 animais em 2007, conforme o IBGE, o Rio Grande do Sul corres­ponde a menos de 1% do rebanho caprino do país. “Os produtos feitos com leite de cabra são nobres e saudáveis. Há um mercado enorme esperando, inclusive na Europa, mas ainda não estamos preparados”, diz a enóloga Maria Regina Flores, que entrou na atividade há 16 anos e hoje mantém plan­tel de 1,2 mil matrizes em Farroupilha (RS).

O leite de ca­bra pode ser encontrado em queijos, achocola­ta­dos, doces, licores, bombons, cos­méticos, iogurtes e outros produtos. Pa­ra o consumidor, um litro de leite integral longa vida pode chegar a R$ 5,50, e os queijos alcançam média de R$ 40,00 o quilo.

Segundo o pesquisador Vinícius Pereira Guimarães, da Embrapa, o custo de produção oscila entre R$ 0,67 e R$ 1,21 por litro. O preço praticado pelas indústrias ronda R$ 1,30.

 






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