Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



PARABÉNS AO DORPER

- 30/09/2010

Parabéns ao Dorper, por muitos motivos. A raça nunca patinou; sempre investiu pesadamente na promoção, atraindo novos investidores, de norte a sul. O Dorper é o “rei” do jogo, no bom momento brasileiro.

Ao mesmo tempo, é uma raça que tem a felicidade de já ter passado por muitas provas zootécnicas no mundo. Assim, quando chegou ao Brasil, já havia percorrido um grande ca­minho.

O Dorper é um exemplo marcante: buscou um porte adequado ao mundo inteiro. Nem alto, nem baixo demais. Nem comprido, nem curto demais. Nem profundo, nem longilíneo demais. É a raça da economicidade fanerótica.

A carcaça do Dorper é exemplarmente obtida por meio de alta consanguinidade na África do Sul. Por isso, o reprodutor Dorper parece fazer milagre logo no mestiço meio-sangue. A diferença é nítida, com massas musculares evidentes em praticamente 100% dos produtos nascidos. O Dorper aproveitou bem a alta herdabilidade da musculosidade e concentrou a prepotência nos fatores que enchem os olhos e os bolsos.

Na habilidade materna, o Dorper conquista adeptos nas regiões tropicais amenas com insolações meio altas. O White-Dorper conquista muitos adeptos nas regiões com menor insolação, exibindo esplêndida conformação muscular.

Assim, a Dorper é uma raça que fez o dever-de-casa, antes de ser lançada no mercado. Estão de parabéns os criadores que estão impulsionando a produção de carne ovina para um novo patamar. Se o Dorper garante uma carcaça imediata, os produtores de carne podem almejar melhores lucros e, à frente, estipular novos acasalamentos com características específicas.

 

 

O Dorper inaugura um novo momento na pecuária brasileira

 

O Dorper, então, resolve a busca de uma boa carcaça inicial nos mestiços de corte. Afinal, não é sensato investir em produção de carne sem uma boa carcaça inicial. Esta carcaça ideal pode ser obtida por outras raças? Sim, mas o Dorper tem dado um resultado tão imediato que garante a presença da raça na maioria dos rebanhos.

O papel do selecionador vem antes do papel do produtor. É preciso ter a boa carcaça já selecionada para entregá-la ao mercado de produtores de carne. No Brasil, onde é muito grande o uso de raças maternas sem boa carcaça, torna-se imperioso utilizar uma raça como a Dorper, para obter meios-sangues gratificantes. Cada vez mais o produtor de carne será exigente. Reprodutor sem confiabilidade ficará de lado!

O que fazer com fêmeas meios-sangues? Muita coisa pode ser feita, como por exemplo:

u a) o tricross para continuar na produção de carne;

u b) um programa introduzindo várias raças;

u c) um retorno ao Dorper puro-sangue;

u d) o surgimento de um ecótipo partindo de raça deslanada altamente rústica e de boa habilidade materna, etc.

São muitos os caminhos que podem, facilmente, ser percorridos, desde que se tenha uma boa carcaça inicial.

Por isso, o Dorper merece a glória que vem tendo, pois seus criadores esmeram-se para produzir corretamente o animal que atenda grande parte do território nacional. Na moderna história da ovinocultura, o Dorper é um degrau importante que tem economizado escorregões na evolução seletiva. Isso é muito importante!

Por seu lado, as raças brasileiras estão apenas começando a trajetória evolutiva, na busca de uma moderna carcaça, precisando de provas zootécnicas que atestem suas virtudes com exatidão e consolidem-nas por meio de um programa adequado de prepotência genética. Por enquanto, somente o Santa Inês deu início a um trabalho de melhoramento, com lastro corporativo. Há, no entanto, muito espaço para trabalhos semelhantes, individualizados, de resultados mais rápidos. Há também grandes chances de fixação de um moderno deslanado como “linhagem materna” na produção de carne, tanto quanto para fixação de ecótipos interessantes. Trabalho é que não falta para os selecionadores que enxergam o futuro.

O caminho, portanto, está traçado e, com o Dorper, é possível avançar mais, com certeza do sucesso.






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1451


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!