Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no período de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse período serão processados após essa data.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!


Matérias



O SOINGA FEZ A FESTA NA FEINCO

- 19/04/2011

Raça eficiente, rústica, fértil e de excelente qualidade de carne, o Soinga, animal 100% brasileiro, teve grande representatividade na Feinco 2011. Uma comitiva formada por 32 pessoas, entre criadores, técnicos e membros da associação de criadores, esteve na mostra para divulgar as principais características comerciais desse ovino. Segundo o presidente da Acosb - Associação dos Criadores de Soinga do Brasil, Diel Figueiredo, o Soinga é selecionado no Rio Grande do Norte há pelo menos 25 anos, contando com um rebanho de 12 mil animais e 42 criadores. Oriundo de cruzamentos dirigidos entre ovinos Bergamácia, Morada-Nova e Somalis Brasileira, a raça é extremamente resistente às condições da região semiárida e com carne de excelente qualidade.

“É um animal de notável prolificidade, marmoreio de carne e rusticidade nas condições mais extremas. Consegue atingir um peso considerável para nossa realidade comendo a pasto, sem nenhuma suplementação”, ressalta. De acordo com o criador Patrício Figueiredo, da Fazenda Carnaubinha, no Rio Grande de Norte, animais da raça Soinga atingem, em média, 30 quilos de carcaça com 120 dias, a pasto. "A carne é muito apreciada pela gastronomia, pelo sabor diferenciado proporcionado pelo marmoreio", diz.

A Acosb desenvolve um trabalho diferenciado de outras associações. “Nosso interesse é voltado para a produção de carne, iniciando pelo semiárido, onde temos as condições mais adversas do Brasil, e expandindo para o tapete verde do Sul, Sudeste e Centro-Oeste”, afirma o presidente da Acosb.

Durante a Feinco, a caravana de 32 criadores nordestinos fez mais de 25 apresentações nas televisões e dezenas de entrevistas para revistas e jornais. Finalmente, vários cordeiros foram degustados na Cozinha Interativa, como parte da iniciativa.

Rústica, adaptada às condições adversas do semiárido, carne com marmoreio e sabor diferenciados e pele de grande valor comercial, devido à sua boa qualidade, a raça Soinga.

A Arco já autorizou o inicio da marcação dos animais, a cargo do inspetor de registro, Marconi Sales, e supervisionada pelo diretor-técnico da Acosb, Tadeu Pontes. Desta forma, dentro dos padrões oficiais estabelecidos pela Acosb e Mapa, no ano passado foram iniciados os trabalhos de identificação dos animais do rebanho Soinga que, hoje, supera 10.000 cabeças, apenas no Nordeste do Brasil.

 

 

 

A Festa do Soinga foi um dos pontos altos na Feinco.

 

l Pesquisa - A parceria entre o Nordeste e Sul brasileiros é o primeiro passo para a realização de um trabalho inédito no Brasil e no mundo, o projeto CCCI - Carneiro da Caatinga com Carcaça Internacional, iniciativa da Acosb, UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, governo do Estado do Rio Grande do Norte e Fazenda Rondon. O projeto vai desenvolver um carneiro deslanado, para a produção de carne, conservando as grandes qualidades do ovino Soinga: rusticidade, precocidade, prolificidade, habilidade materna e carne com marmoreio diferenciado, e preservando a carcaça dos outras raças envolvidas no projeto.

A primeira fase, com duração de 48 meses, será desenvolvida na Fazenda Rondon, em um centro de melhoramento genético, montado especificamente para o projeto, onde os reprodutores Soinga cruzarão com matrizes das raças ovinas Poll Dorset, Texel, Ile-de-France e Lacaune. O trabalho será acompanhado por técnicos melhoristas da Acosb, UFRN e Sape – Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte, entre outras entidades.

A segunda fase, de 24 meses, ocorrerá em um Centro de Melhoramento Genético do CCCI, montado por um Núcleo de Criadores Sócios da Acosb. Ao final do programa, surgirá o primeiro ovino deslanado com carcaça dentro dos padrões internacionais, desenvolvido para o mercado de carne mundial: o carneiro Potiguar.

Diel informa que "no comando da degustação estava o Gran Chef Carlão que reuniu os maiores chefs dos restaurantes de Brasil, proporcionando ao público a melhor tarde do evento segundo a imprensa especializada. O Gran Chef Carlos Soares refere-se à raça Soinga como a sua mais nova descoberta e está encantado e denominando a carne como uma verdadeira iguaria". O Chef, por sua vez, enviou uma mensagem para a Acosb:

- "Que dia maravilhoso foi a última quinta-feira; dia em que conheci com certeza a raça promissora de ovinos para a gastronomia, Soinga, o futuro breve dos grandes chefs de cozinha. Parabéns a todos os senhores criadores do Soinga. Parabéns à Associação dos Criadores de Ovinos Soinga do Brasil. Parabéns ao meu querido Estado do Rio Grande do Norte, ao qual peço a permissão de representá-lo no Festival Peruano de Trujillo em Maio próximo, levando nossa gastronomia e a carne do Soinga na bagagem. Valeu, meus queridos, creio que a Feinco 2011 foi o start do ano do Soinga no Brasil. E, na gastronomia, deixem comigo ! Um forte abraço deste humilde cozinheiro que representa nosso gran­dioso Brasil pelos 4 cantos do planeta".






Link para esta página: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1569

Área do usuário

 
Cadastre-se para acessar as matérias restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!