Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Caprinocultura em destaque deve crescer

- 15/05/2011

Com sabor diferenciado e bons preços, a caprinocultura deve ganhar destaque em 2011 no Paraná: a Seab disponibilizará 37,5 mil doses do sêmen para cerca de mil criadores do Estado. Melhoramento genético aliado à produção, qualidade e bons preços: esta parece ser a receita ideal para que os produtores de caprinos do Paraná conquistem espaço no mercado de carnes nobres do Estado. Apesar de um rebanho ainda tímido (apenas 170 mil cabeças), quem lida com caprinos está satisfeito com o retorno financeiro que o animal pode trazer, principalmente nas festas de final de ano. ''Estamos fazendo o levantamento de 60 cidades que querem ingressar no programa. Além da inseminação artificial, o projeto dará toda a assessoria para organização, comercialização e capacitação dos criadores, tudo visando uma melhoria de produção'', explica João Antonio Garcia Baena, coordenador do Programa de Apoio a Estruturação de Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos. A ideia é abrir um mercado para consumidores que buscam carnes de sabor diferenciado, que não compete diretamente com os bovinos, suínos ou frango de corte. ''O que falta para entrar forte no mercado é um produto de qualidade. Temos que produzir um cabrito para ser abatido até 120 dias. Tanto o caprino quanto o ovino são carnes mais elaboradas, que não são consumidas no dia a dia, mas têm um mercado em potencial'', comenta Baena.

O sêmen é coletado em Jaboticabal (SP) por uma empresa que venceu a licitação. Todo o investimento do governo ficou em torno de R$ 250 mil.

''O sudoeste paranaense é prioridade porque já há uma tradição na comercialização de caprinos'', relata José Antonio Garcia Baena, coordenador do Programa. "Existem seis cooperativas no Estado produzindo ovinos e caprinos com qualidade'', calcula Baena.

(Folha de Londrina)






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1605


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!