Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



As caravelas de um novo tempo

- 06/10/2011

As caravelas descobriram o Brasil num período em que aconteciam outras grandes descobertas em vários setores da civilização humana. Foi um período marcante que mudou tudo que se sabia, por meio das caravelas.

Em 2011 o setor de caprino-ovinocultura está vivendo um período de grandes descobertas. Vale a pena refletir sobre as caravelas que estão desbravando um novo mundo para a atividade.

Durante quase 500 anos, as cabras e ovelhas sobreviveram, escapando dos predadores, dos caçadores, das secas, dos frios, dos ventos e da umidade. Nos últimos 50 anos a atividade ganhou notável impulso, passando por muitas peripé­cias. Muitas raças foram introduzidas, algumas sumiram, outras continuam firmes. Foi feita uma catalogação de todas as raças e variedades existentes (livro “A Cabra & Ovelha no Brasil”, da revista O Berro). Surgiram livros inovadores sobre manejo. O Sebrae lançou o Projeto Aprisco. A Embrapa Caprinos ocupou o cenário, juntamente com a Emepa, a EBDA e outras empresas de pesquisas.

As caravelas do otimismo são as grandes exposições. O Nordeste projetou a imagem de lucratividade para o Centro-Sul e surgiu a Feinco, em São Paulo, introduzindo empresários na atividade. A Feinco (São Paulo, SP) mostrou que o Brasil pretende ser, mesmo, um país de Primeiro Mundo, dando atendimento especial aos pequenos ruminantes.

A iniciativa foi imitada pelo Sincorte (João Pessoa, PB), em grande pompa, além de o Governo estadual ter investido na introdução de alta tecnologia que, hoje, está espalhada por todo país.

Em Vitória (ES), o governo estadual mostrou que pretende adotar os pequenos ruminantes como “ferramenta de progresso para as pequenas e médias propriedades”, estimulando a maior exposição de todos os tempos. Segundo prognósticos, o evento já está programado para ser o mais importante do país em 2012 - com iniciativas inéditas na história.

 

 

 

Em Esteio (RS), os gaúchos realimentam a Expointer - que já foi a grande festa do Brasil e que pretende voltar ao pódio, já. O governo gaúcho sopra bons ventos nas caravelas, lançando financiamento de retenção de matrizes e multiplicação de rebanhos, permitindo retornar, num futuro próximo, ao rebanho de 14 milhões de cabeças que o Estado já teve e, talvez, chegar à lotação ideal de 40 ou 50 milhões!

As caravelas do otimismo sopram também no Mato Grosso, no Amazonas, no Pará, na Bahia, em Santa Catarina, em São Paulo. O Brasil vai, então, descobrindo um novo mundo, uma nova ferramenta de sustentabilidade para o campo. As ovelhas vão melhorando a renda de frangos e suínos! Vão se integrando com as vacas, no pasto. Vão se integrando a muitas lavouras, com sucesso.

Tudo isso despertou a “atenção” e o “interesse” do empresariado para a nova atividade rural. Agora, centenas de produtores de carne consolidam a fase do “desejo de lucro” e buscam métodos para avaliação e remuneração de carcaças. A revista O Berro vem mostrando, então, os melhores sistemas de produção de carne no mundo. Assim, a caprino-ovinocultura ganha aceleração em direção ao futuro. O negócio não está mais resumido à disputa de prêmios em exposições, mas já se volta decisivamente para a iniciativa de colocar um bife em cada prato.

O Uruguai deixou de enviar carne para o Brasil e os brasileiros estão aproveitando a chance, multiplicando a produção, com preços jamais vistos. A euforia é evidente em todos os currais. Muitos confinamentos cooperativados surgiram e outros estão em instalação. Núcleos estão se constituindo em vários Estados.

As Associações de Raças perceberam o movimento das caravelas e já estão, melhorando o marketing, buscando um lugar ao sol para seus associados. O mundo dos negócios é para quem investe corretamente. As caravelas mostram o surgimento de um novo tempo.






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1716


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!