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Paraná estimula caprino-ovinocultura

- 17/12/2011

A Secretaria de Agricultura entregou a primeira remessa de animais nascidos no Centro de Reprodução Municipal de Caprinos de Virmond, a 100 quilômetros de Guarapuava. A ação é parte do programa de incentivo à caprinocultura e ovinocultura no Paraná da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), em parceria com o Iapar, Emater e prefeituras municipais. A Associação de Produtores Caprivir vai receber 15 matrizes e seis reprodutores de caprinos e será responsável por multiplicar os animais para posterior repasse aos criadores. Está ainda implantando o Programa de Inseminação Artificial de Caprinos, outra ferramenta importante no fomento à atividade, com o objetivo de tornar os produtores mais competitivos e atender as exigências de mercado, como a produção de carnes de animais mais jovens. O foco é apoiar o melhoramento genético, a produção sustentável e a adequação no manejo reprodutivo e de alimentação.

Desde 2006, já foram repassados 450 animais, entre matrizes e reprodutores, para 10 colégios agrícolas, cinco prefeituras municipais, seis associações de criadores, três Casas Familiares Rurais, um condomínio de produtores e 158 pequenos produtores. Eles são repassados em lotes, numa média de 15 fêmeas mestiças e um macho Puro de Origem PO. Aos produtores chegam os animais mestiços, mas com carga genética de qualidade.

O programa inclui também o planejamento sanitário, a oferta de matrizes comerciais, infraestrutura de abate animal e questões relacionadas à comercialização. O programa permitiu a abertura de uma linha de produção de cordeiros na Cooperativa Castrolanda, que está colocando produtos no mercado e também a constituição da Cooperativa dos Criadores de Ovinos e Caprinos da região de Londrina, com a marca "Cordeiro Capanna"; da Cooperaliança, em Guarapuava e mais cooperativas de produtores em Cascavel e Pato Branco.

Segundo José Antonio Baena "as atividades da caprinocultura e ovinocultura têm ainda um longo período a percorrer". Segundo ele, primeiro é preciso consolidar os mercados regionais para depois acessar o mercado nacional e até mesmo internacional.






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