Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



O Dorper e a atualidade

- 09/05/2012

Entrevista com Antônio Castilho, Presidente da ABCDorper

 

 

De norte a sul, a raça Dorper vem modificando a fisionomia dos tradicionais cordeiros de corte, caracterizando um importante patamar na produção de carne no Brasil.

 

 

 

 

1) Como anda hoje o mercado do Dorper no Brasil comparado com 5 anos atrás, no Registro Genealógico e no mercado?

AC - O mercado de Dorper tem crescido em ritmo acelerado. No ano de 2011 o crescimento dos registros superou a marca dos 30%, sendo hoje a raça que mais registra na ARCO, o mercado de Dorper hoje, está presente em todos os estados da Federação. A ABCDorper tem promovido um amplo trabalho de estruturação dos núcleos estaduais e conta atualmente com um crescimento destacado em diversos Estados do Brasil, como por exemplo nos Estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal e no Espírito Santo. Não existem meios de se comparar o que está acontecendo atualmente com o mercado há 5 anos atrás, uma vez que atualmente o Dorper assumiu a liderança nos registros genéticos sobre todas as demais raças no Brasil e está conseguindo um sobrepreço de até 20% no produto de meio sangue.

 

2) Como está o Projeto de Linhagens da raça Dorper?

AC - A ABCDorper definiu que para os próximos anos será fundamental a convergência das linhagens dos criató­rios do Brasil, com o foco no desenvolvimento de animais de genética segundo o padrão Sul Africano. Para tal, contaremos com o apoio do Dr. Daan Bosman, especialista e técnico da Associação Sul-Africana de Dorper, para apoiar-nos nos julgamentos, nos seminários técnicos, e através de consultorias patrocinadas, onde produtores mais organizados poderão patrocinar seminários gratuitos para produtores de menor porte. Assim, a ABC­Dorper mais uma vez consegue trazer o que é de melhor no mundo e oferece aos seus associados, independentemente de seu poder aquisitivo, as mesmas condições e  orientações para o desenvolvimento de seu criatório.

 

3) Como está o Projeto Dorper 2020, para exigir DEP de todos os animais? Como um novato pode começar a gerar DEPS?

AC - O projeto foi concluído por grupo de espe­cialistas-técnicos e apresentado por mim em Brasília, diretamente ao Ministro do MAPA, Dr. Mendes Ribeiro, e ao Secretário Caio Rocha. O projeto aguarda o apoio do Governo Federal para dar início em sua fase de implantação. Se começarmos neste ano, até 2020 teremos dados estatísticos de grande valor  para os produtores. O processo de entrada no registro da DEP, terá a liderança da ABCDorper e contará com o apoio do maior número de produtores possível. Para os novos produtores, estes serão orientados de como deverão fazer os levantamentos de dados ­oficiais de seu plantel, e inseri-los junto ao cadastro da ABCDorper para a formalização dos dados junto ao programa de DEP. A ABCDorper cadastrou o laboratório Linkgen como um dos parceiros, para a avaliação inicial de DNA dos animais. Esta é a fase inicial, pois certifica os registros originais e oferece condições básicas para o início do projeto de DEP.

 

4) A formação de grande conglomerados de criadores de Dorper é um bom caminho para a raça?

AC - Sem dúvida. Temos visto grandes grupos de criadores se juntarem para dar sequência na implantação de grandes projetos, como o de Xique-Xique e o projeto do Dr. Luiz Teixeira. Não existirá o mercado de genética sem existir um forte mercado de produção de carne. Atual­mente os produtores nacionais já descobriram que a fórmula ideal de se produzir é através do melhoramento genético de seus plantéis, seja ele de qualquer raça base com um cruzamento com machos Dorper e White Dorper. Este cruzamento melhora a condição geral do plantel, aumenta a sua produtividade, reduz o tempo de engorda e melhora o acabamento das carcaças. Novos projetos de produção de carne deverão surgir por todo o Brasil e serão amplamente apoiados pela ABCDorper.

 

 

 

 

O Dorper e o White Dorper lotam currais no mundo inteiro.

 

 

5) Existe alguma comparação entre os critérios de seleção de Nelore e os de Dorper?

AC - Todos os grupos selecionados que desenvolvem critérios técnicos de alto padrão são similares. Ao longo dos últimos anos, o crescimento da bovinocultura brasileira fez com que o padrão do Nelore no Brasil atingisse um altíssimo nível, com destaque internacional na produção de carne. Da mesma forma, os selecionadores da genética Dorper e White Dorper, estão conseguindo estabelecer novos critérios de aperfeiçoamento aprimorando os animais produzidos no Brasil, e melhorando o produto de meio sangue que vai até à mesa do consumidor. Em ambos os casos, acreditamos que critérios cada dia mais rígidos serão aplicados para o melhoramento e o crescimento de ambas as raças.

 

6) Existe alguma maneira de comunicação entre os “produtores de alta genética” e os “produtores de carne”? Ou surgirão entidades diferentes para os dois segmentos?

AC - A ABCDorper congrega todos os criadores, seja de genética como de carne. A Associação está se preparando para atender a todos. Atualmente, através do desenvolvimento de um canal de comunicação que vai desde a publicação de anuários, comunicação através de revistas especializadas, artigos técnicos, palestras, editorias via internet, palestras, apresentações e em feiras e exposições, a ABCDorper, promove a instrução e leva o treinamento tanto a produtores de genética como a produtores de carne. Acreditamos que cada dia mais a  ABCDorper se transformará numa Associação que busca o benefício de todos, não sendo necessária nenhuma outra associação ser formada ou buscar este posicionamento.

 

7) Como está o mercado das raças Dorper e White Dorper? Como um novo criador consegue escolher entre as duas? Porque?

AC - O mercado de ambas as raças continua forte com uma pequena preferência temporária por produtos Dorper no nordeste do Brasil. Por outro lado, os estudos apontam para uma grande efi­ciência do White Dorper na produção do meio sangue, fazendo com que esta raça consiga a preferência de produtores em algumas regiões do Brasil que já testaram a sua qualidade. Hoje novos projetos com o uso do White Dorper têm se destacado nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e no Tocantins. Acreditamos que em poucos anos, ambas as raças terão sua participação totalmente equilibrada em todos os Estados da federação.

 

 8) Os últimos leilões refletem um bom momento para o Dorper? E para a ovinocultura em geral?

AC - Sem dúvida os leilões de Dorper na FEINCO faturaram cerca de R$ 1,5 milhão, e toda a feira gerou mais de R$ 2 milhões em negócios. Atualmente, outras raças continuam percebendo um crescimento ainda muito grande em sua base, o Santa Inês, por exemplo, continua em grande destaque. Acreditamos que estas duas raças juntas, se completam e vão dominar o mercado brasileiro para os próximos anos.

 

Antônio Castilho - é Presidente da ABCDorper. Informações: (11) 7003-019 / 3816-0186






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1880


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!