Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Mãe bem nutrida, cria lucrativa

- 26/09/2012

A estatística é clara: mais de 20% das crias morrem, por falta de cuidados dos proprietários, todos os anos e tamanha perda não precisaria acontecer.

 

 

Na criação nordestina, em regime de pasto, as crias nascem e logo são sufocadas pelo calor ardente. No inverno, as crias ficam geladas, nas noites, e perigosamente quentes durante o dia. O frágil organismo não aguenta e sucumbe.

Na criação gaúcha, também nos campos, os ventos gelados liquidam parte das crias e a chuva piora a situação.

A “criação em regime de campo” é um mito perigoso, quando encobre a falta de cuidados necessários à criação. Os campos nativos são pobres em vários meses e as ovelhas prenhes não recebem o sustento adequado. Então irá parir crias frágeis. As condições ambientais não são satisfatórias para as exigências de uma ovelha prenhe, pois ela também está nutrindo o feto. A precária alimentação acarreta baixo peso corporal do recém-nascido, fazendo crescer os índices de mortalidade. Parece que o fazendeiro não se importa e, assim, por deixar perder as crias também fica no prejuízo. O correto seria deixar de perder as crias para poder lucrar mais.

A característica orientadora, nesse caso, é o peso da cria ao nascer. A Embrapa Sul analisou milhares de dados, chegando a algumas conclusões importantes:

Ou seja, cria que nasce pesando até 3,0 kg tem um triste destino pela frente. Até os 3 kg, a sobrevivência não passa de 65%, sendo até de 43% em pesos corporais inferiores. O peso ao nascer mais desejável é superior a três quilos.

 

 

 

 

Em ambientes quentes, a cria precisa ser hábil, logo ao nascer.

 

 

 

 

u Solução - No terço final da gestação, geralmente final do inverno, uma alimentação adequada (reforçada) possibilita um aumento de peso no feto, o qual poderá melhor enfrentar as condições adversas do início da vida e não ser mais um na lista dos que perecem por frio e fome.

Ou pelos dois fatores, ao mesmo tempo. O animal com pouca nutrição apresenta uma queda no metabolismo, tornando-se vítima fácil no momento de frio.

 

u Resumo: fêmea gestante no final da lactação bem nutrida tem cria garantida.






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1966


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!