Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Couro ovino e caprino ganha mercado

- 01/02/2007

No último dia do Amazontech 2006, um minicurso chamou a atenção de quem esteve no Centro de Eventos Júlio César: "A utilização da pele de caprinos e ovinos na indústria coureira", ministrado pelo pesquisador da Embrapa, Nelson Nogueira Barros.

A sala permaneceu lotada durante as duas horas de duração do curso, na platéia; estudantes, professores e criadores de cabritos e ovelhas. O pesquisador apresentou tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para o melhoramento da pele desses animais, muito maltratada por espinhos e arames farpados.
Uma das alternativas adotadas para o melhoramento da pele desses animais foi a diminuição da idade de abate, o que permite ter peles mais jovens e em melhor estado. Terminado esse processo, a pele é repassada para os curtumes. O couro produzido a partir dessa pele é mais resistente, elástico e bonito que o bovino, o que o torna ideal para a fabricação de roupas, sapatos, bolsas e carteiras além de agrega maior valor ao produto.
Durante o curso, Nelson Barros respondeu a várias perguntas, mas uma em especial gerou grande discussão e surpreendeu o pesquisador: "Como fazer para que o valor da pele seja repassado ao produtor de cabritos e ovelhas?". Hoje o preço do animal vendido é baseado somente no peso de sua carne, a qualidade da pele não é levada em consideração na hora da venda. A conclusão chegada por todos foi a necessidade da organização dos produtores em associações e cooperativas para que a renda obtida com o produto passe a ser em função da pele.
Apesar de parecer novidade para muitos, produtos feitos a partir da pele de ovinos e caprinos já circulam pelo mercado mundial há mais de dez anos. Um dos nomes responsáveis por esse fenômeno é Patrícia Viera, estilista brasileira, conhecida como rainha do couro, por seu trabalho com esse material. Patrícia tem 18 pontos de venda pelo mundo e não esconde sua predileção pelo couro caprino, pois sua beleza e elasticidade proporcionam a criação de peças mais bonitas e com melhor caimento. Produtos feitos com esse tipo de couro estiveram em exposição no estande da Embrapa durante o Amazontech 2006, realizado de 30 de novembro a 3 de dezembro.

Fonte: AMAZONTECH






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=50


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!