Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



A importância das cabras mestiças na produção de leite

Autor: Francisco Luiz Ribeiro - 01/04/2004

A exploração de caprinos para a produção de leite no Nordeste do Brasil é de fundamental importância às populações de média e baixa renda, como fonte de proteína animal de razoável custo e também no fornecimento para usinas de beneficiamento de leite, proporcionando aumento de renda para os envolvidos na atividade.
As raças e/ou tipos de caprinos criados na Região Nordeste apresentam baixa produtividade em leite, decorrente do baixo potencial genético dos animais associada ao limitado uso de tecnologias de manejo sanitário, reprodutivo e de alimentação.
A introdução de raças puras de origem européia nos trópicos não é recomendada em face do estresse ambiental que poderá comprometer o desempenho produtivo destas dos animais. O uso de raças exóticas, no entanto, em programas de cruzamento com os tipos nativos ou Sem Raça Definida (SRD) do Nordeste do Brasil, proporcionam a formação de animais mestiços mais produtivos em comparação às nativas, onde estão reunidos nas crias o potencial genético do pai e a rusticidade da mãe.
Pesquisas feitas na Embrapa Caprinos e nas Unidades de Pesquisas Estaduais sobre desempenho produtivo das raças e/ou tipos nativos e mestiços revelaram que:
a) produção média das raças nativas é de 0,50 kg de leite/cabeça/dia, num período de lactação de 150 dias;
b) nas cabras mestiças a produção de leite é de 1,10 kg de leite cabeça/dia, nas mesmas condições de manejo e alimentação, sendo suplementadas na época seca com 1,50 kg de silagem de sorgo, registrando-se incremento médio de produtividade de 0,60 kg/cab/dia na produção diária de leite.
Considerando-se cabras mestiças Pardo Alpina x Moxotó para a produção de leite, criadas em pasto nativo, na região semi-árida e um preço médio do litro de leite de cabra no mercado de R$ 1,60, pode-se obter uma renda líquida adicional de R$ 0,63 por litro de leite por cabra por dia.
Entendemos, portanto, que os criadores de caprinos mestiços para a produção de leite, principalmente os do semi-árido, necessitam usar as tecnologias disponíveis para incrementar a produtividade de seus rebanhos, já que o retorno econômico e social que este empreendimento no meio rural é garantido.
 

Francisco Luiz Ribeiro - pesquisador da Embrapa Caprinos

Publicado na Revista O Berro n. 64






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=552


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!