Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Os 10 Mandamentos da Vermifugação

- 18/08/2008

1 – Evitar as áreas alagadiças e brejos, pois favorecem a verminose. Também chiqueiros e bebedouros sujos. Ou outros animais atacados por vermes. Manter cochos de água e de alimento acima do solo e para fora das baias.

 

2 – Alternar o pastoreio. De preferência, adote o pastejo rotacionado pois ele é um eficaz controlador das verminoses.

 

3 – Se possível, dividir as pastagens entre bovinos, equinos, ovinos e caprinos, aumentando o pisoteio, para liquidar os ovos ainda no chão.

 

4 – Vacinar todo animal recém-chegado, antes de incorporá-lo ao rebanho geral. Respeitar a quarentena (de 50 dias). Lembrar que o vermífugo só faz efeito se todo o rebanho for vermifugado.

 

5 – Os animais novos são mais susceptíveis e, então, precisam de cuidados dobrados. Os principais sintomas são: perda de apetite, diarréia, papada inchada, anemia, tristeza, mau aproveitamento dos alimentos, tosse, enfraquecimento geral, maior facilidade para contrair outras doenças.

 

6 – Alternar, sempre, o princípio ativo do medicamento. E não apenas mudar de produto. Leia a bula e veja se o princípio ativo é outro.

 

7 – Escolher produtos de amplo espectro (abrangendo vermes pulmonares e gastrointestinais).

 

8 – Aplicar a dose exata de acordo com o peso do animal, conforme a bula do produto. Evitar doses menores pois favorecem a resistência dos vermes. Evitar as doses excessivas que intoxicam o animal.

 

9 – Vermifugar o rebanho de 6 a 8 vezes por ano, para animais jovens. Ou, no mínimo, 4 vezes para animais adultos, a saber: 1a) no primeiro mês da época seca; 2a ) 60 dias após a primeira; 3a) no penúltimo mês da época seca; 4a) em meados da época chuvosa. No Nordeste, vermifugar no final de Junho, final de Agosto e Novembro (período seco) e em Março (período chuvoso).

 

10 – Vermifugar sempre no final da tarde. Depois de aplicar o remédio, manter os animais no capril ou chiqueiro por um período mínimo de 12 horas. Esta medida evita a reinfestação. O ideal é manter os animais fora do pasto durante 2 dias. Soltá-los, depois, em pasto que teve um descanso de, pelo menos, 50 dias.

 

Vantagens da Vermifugação = Aumenta o número de crias. Facilita nascimento de crias fortes e saudáveis. Favorece o crescimento dos animais. Aumenta a produção de carne. Aumenta a produção de leite. Aumenta a resistência contra outras doenças. Evita mortes. Mantém o rebanho sempre sadio.






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=934


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!