Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Os 20 Mandamentos para MATAR sua Associação

- 19/08/2008

Para matar qualquer coisa existem 10 Mandamentos,

mas uma Associação é osso duro de roer e, assim,

exige dose dupla, de 20 Mandamentos.

 

1 – Distribua sorrisos, abraços e tapinhas nas costas para mostrar que é amigo de todo mundo. Afinal, você é um grande homem. Mas lembre-se: o alvo é a diretoria. Não perdoe os diretores: faça críticas, sistemáticas, sem­pre, pois o bom aço é feito com boas marteladas. Mas sempre diga que está falando construtivamente.

 

2 – Se pedirem qualquer sugestão para ajudar sua Associação, não dê. Se as suas idéias não forem advinhadas, comece uma guerra nos bastidores. Você não pode ser ignorado.

 

3 – Não compareça às reuniões, nunca! Se, porém, resolver cumprimentar os amigos, então chegue bem atrasado e aproveite para reclamar. Exija respeito quando está presente, pois você é o homem mais importante do mundo.

 

4 – Se o convidarem para ocupar um cargo na diretoria, responda: “Desculpe, mas não tenho tem­po!”. Já na rua, erga a voz: “Estão querendo se perpetuar nos cargos”.

 

5 – Na reunião, se o convidarem para se sentar à mesa dos diretores, desfile toda sua modéstia, não vá! Se, porém, não o convidarem, seja duro, mostre que você deveria estar lá.

 

6 – Se assistir à reunião, encontre falhas nos trabalhos da mesa. Se a mesa vai bem, então crie problemas junto dos companheiros, tumultuando a sessão.

 

7 – Diga em voz alta: “Eu pago minha mensalidade e estou aqui para ver os resultados”. O fato de os diretores também pagarem e não receberem nada em troca pelo trabalho, não significa coisa alguma. Eles devem estar recebendo de alguma forma escondida.

 

8 – Nunca aceite um trabalho, reserve para vo­cê o papel de criticar. Depois, mostre que está muito aborrecido por não ter sido nomeado para alguma comissão. Se, porém, for indicado para alguma atividade, dê um jeito de escapar; não aceite. Em resumo: como regra, não faça nada, ou então, faça o mínimo possível.

 

9 – Se o presidente pe­dir sua opinião, em particular, sobre qualquer assunto, diga que nada tem a dizer. Afinal, não tem graça dar palpite em sala fechada. Depois, na cidade, diga a todo mundo como é que deveriam ser as coisas.

 

10 – Se todos os diretores estiverem dando duro, espalhe que a Associação está dominada por uma quadrilha, uma má­fia, com interesses pró­prios, etc. De grão em grão, você cria uma bruta confusão.

 

11 – Nunca escreva uma matéria ou notícia no Boletim da Associação, nem sendo solicitado. De­pois, não perca a chance de dizer que o Boletim é “sem graça e sem interesse”. E mais: diga que não o recebe regularmente.

 

12 – Atrase o pagamento de sua contribuição, até quando puder. E, se conseguir, mostre sua genialidade, crie caso, afir­mando que pagou mas perdeu o recibo. Isto pode ser um complô contra vo­cê.

 

13 – Se lhe pedirem ajuda para fazer novos sócios, espalhe logo: “A Associação está morrendo e estão tentando esconder!”. Afinal, correr a­trás de novos associados é problema do Secretário, e não seu!

 

14 – Reclame que a Associação deveria ter uma esplêndida Biblioteca para poder responder, à altura, às consultas dos associados, mas se algum diretor solicitar um livro, não dê! Seja esperto, se a associação tiver uma biblioteca, vá surru­piando alguns livros, sem ninguém perceber.

 

15 – Exija, sempre, cursos de aperfeiçoamento e palestras. Quando a associação começar a rea­lizá-los, não se inscreva. Quando não houver mais vagas, estufe os peitos e ameace pedir demissão.

 

16 – Se a Associação promover um almoço ou banquete, bote a boca no trombone, diga que estão jogando dinheiro no ralo! Se, porém, a Associação não fizer nenhum almoço nem banquete diga que a entidade parece morta, sem saber.

 

17 – Não peça convites, nem compre, para almoços ou festas da Associação, até que estejam esgotados. Depois, saia dizendo: “Esqueceram de mim, onde estão meus convites?” Se, porém, alguém lhe conseguir um, seja duro, não pague ou compre fiado.

 

18 – Se seu jornal não chegar, procure o presidente. Se qualquer fun­cio­nário não o agradar, ou se o café estiver meio frio, reclame ao presidente, de preferência na hora da reu­nião. Nunca dê sugestões ou ajuda aos funcionários, pois é melhor criticar diretamente o presidente.

 

19 – Quando a Associação morrer, faça cara de tristeza, lamente em voz alta. Lembre a todos que ela faleceu pela falta de companheirismo daqueles que não têm senso de altruísmo e são venenosos por natureza. Estufe o peito e afirme: “Eu sempre disse que aqueles diretores não eram de nada! Não quiseram me ouvir e, por isso, só podia dar no que deu”!

 

20 – Se quiserem ressuscitar a Associação falecida e pedirem sugestões, faça elogios. Incentive os amigos a reerguer a associação e, assim, você poderá continuar sendo o homem importante que é – começando tudo de novo, como salvador da pátria.

 

Adaptação do texto publicado na revista AGROPECUÁRIA TROPICAL  n. 69, p. 27,1989






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=952


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!