Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Fase de produção

Autor: Aurino Alves Simplício - 06/10/2008

A fase de produção compreende o período desde a concepção até o desma­me, incluindo, portanto, a prenhez, o par­to, o período de amamentação. Todos esses aspectos são impor­tantes para que se maximize o desfrute dos rebanhos caprinos e ovinos, indepen­dente­mente de serem explorados para corte ou para leite.

A fecundação, decorrente da intera­ção entre o óvulo e o espermatozóide, e a subseqüente concepção são fortemente influenciadas pela condição corporal da fêmea na época da cobertura ou inse­minação artificial, e pela qualidade do ejaculado ou da dose inseminante. A por­centagem de concepção e a de sobrevivência embrionária influenciarão diretamente a prolificidade, isto é, o número de crias nascidas por fêmea parida. Durante os dois primeiros terços do período de prenhez, as exigências nutricionais das matrizes são similares àquelas para mantença. À medida que a prenhez avança essas exigências mudam vertiginosamente, uma vez que 60% a 70% do peso da cria ao nascer representam ganhos no transcorrer do último terço da prenhez. É mister ressaltar, também, que a produção diária e a dura­ção do período transcorrido entre o parto e o pico de produção de leite, a manu­tenção da lactação e o retorno da fêmea ao estro e da ovulação durante o pós-parto são influenciados pela condição da matriz ao parto.

 

 

 

A sobrevivência e o desenvolvimento ponderal das crias em explorações caprina e ovina para corte e no transcorrer das quatro primeiras semanas de vida são diretamente influenciados pela produção de leite das matrizes e pelos cuidados com as crias recém-nascidas, evidenciando-se a importância do corte do umbigo e o tratamento do coto umbilical com tintura de iodo a 10,0%.

Durante o último mês da prenhez, é importante manter as cabras e ­ovelhas em área plana, sombreada, dotada de água de boa qualidade e próxima ao centro de manejo. Em tratando-se de ex­ploração caprina leiteira, ao se aproximarem as datas prováveis dos partos, as matrizes podem ser mantidas em baias individuais ou coletivas, desde que amplas, secas, ventiladas, forradas com cama e com disponibilidade de água. Durante o parto, é importante deixar as leis da natureza exercerem o seu papel e toda e qualquer intervenção somente deve ser feita por pessoal técnico habilitado e qualificado para fazer um parto. A expulsão dos envoltórios fetais ou placenta deverá ocorrer no período de oito horas, mas, em nenhuma situação, os envoltórios devem ser puxados ou tracio­nados, bem como não existe necessida­de de que sejam aplicados medicamentos na matriz, na expectativa de acelerar a expulsão dos envoltórios.

As crias caprinas e ovinas podem sobreviver e desenvolver sem leite já a partir dos 49 dias de idade. A duração do período de amamentação deve ser, no entanto, programada em função direta do tipo de exploração, isto é, corte ou leite. Neste caso, em geral, a duração máxima recomendável é de 72 horas, enquanto o período de aleitamento deve ter uma duração variável entre 49 e 63 dias.

Na caprino-ovinocultura de corte, o período de amamentação não deve ser superior a 84 dias e a decisão sobre a idade do desmame deve ser tomada em função da duração do intervalo entre partos (IEP) e da decisão sobre o início da estação de monta (EM) após o parto. Recomenda-se um IEP com sete a oito me­ses de duração, dando-se início a EM entre 45 dias e 65 dias após a ocorrência do primeiro parto no rebanho, enquanto o desmame deve ser procedido quando as crias atingirem a faixa etária de 70 dias a 84 dias. É fundamental que as crias a serem desaleitadas ou desmamadas estejam adaptadas ao consumo de alimentos sólidos, isto é, forragens em forma de feno e de silagem, mistura concentrada etc., bem como ao pastejo di­reto.

 

 

Aurino Alves Simplício é pesquisador e Chefe Geral da Embrapa Caprinos.

Título original: Fase de produção de caprinos e ovinos.






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=974


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!